terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO: MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

JUSTIFICATIVA: 
  Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim, ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer sinais  e vamos nos inteirando sobre objetos que facilitam a nossa comunicação. A esse conjunto de objetos damos o nome de  meios de comunicação (jornal, revistas, Internet, rádio, telefone, carta, livros, TV, dentre outros).  Assim como os meio de comunicação, os meios de transporte também fazem parte das nossas vidas então, faz-se necessário que os alunos  conheçam  a importância dos mesmos, já que em suas brincadeiras livres  demonstram interesse por brinquedos que, usando a criatividade, transformam em meios de transporte objetos como cadeiras, que enfileiradas viram trem, caixas de papelão viram carros, casas. Visto a importância  dos dois assuntos une-se os mesmos para elaborar o projeto em questão.

OBJETIVOS:
 *  Conhecer os diversos meios de comunicação.
 *  Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de comunicação.
 *  Conhecer os meios de transportes e locomoções, suas diferenças e semelhanças.
 *  Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de transporte.
 *  Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversas atividades pedagógicas.
 *  Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral) para enriquecer cada vez mais a capacidade de a criança  se expressar.
 *   Proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento lógico-matemático.

DESENVOLVIMENTO:
Conversação em rodinha sobre o assunto;
Histórias e músicas referentes ao assunto;
Identificação dos meios de transporte e comunicação em revistas;
Realização de brincadeiras de faz de conta;
Classificação dos meios de transportes (terrestres, aquáticos e marítimos);
Realização de brincadeiras que envolvam meios de transportes e comunicação, como passeios de motocas, trenzinho, telefone sem fio, etc; 
Construção de uma estrada para as crianças andarem a pé, de motoca, com carrinhos;
Observação e imitação dos sons que os meios de transportes emitem;
Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
Brincadeiras livres com carrinhos, aviões, ônibus, televisão, telefone, (tudo de plástico).

CULMINÂNCIA:

  Visita a Rádio e a um  Jornal.

AVALIAÇÃO:  

 A avaliação se dará de forma gradativa no decorrer do projeto, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário