Apresentação
Esse texto didático
aborda o tema: Trabalhando o Meio Ambiente na Educação
Infantil.
Trata-se de diversos momentos
de aprendizagens onde o professor se intera sobre o tema e é
incentivado a trabalhar a questão do Meio Ambiente através
de projetos na Educação Infantil.
Sabe-se da importância
de se trabalhar questões ambientais, elas devem fazer parte da
vida escolar desde os primeiros anos.
É de suma importância
que os professrores estejam preparados para saber abordar temas do
cotidiano “tão simples”, mas ao mesmo tempo tão
sérios, importantes, imprescindíveis de se trabalhar.
Conforme Rita
Mendonça em entrevista concedida a Nova Escola, “O educador
ambiental ensina por suas atitudes”, veja na íntegra:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/rita-mendonca-educador-ambiental-ensina-suas-atitudes-426107.shtml.
Ilustração 1: Rita Mendonça.
(foto revista Nova Escola)
Então,
para que o professor sirva de exemplo para seus alunos, para que
possa desenvolver atividades significativas, para que se angaje na
questão ambiental, é de suma importância que ele
não somente saiba o “conteúdo” mas que ele reflita
também sobre suas atitudes e mostre através delas o que
realmente ele acredita, o que lhe faz sentido, o que domina.
Está na Constituição
Federal, artigo 225, inc.VII; “Todos têm direito ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e
essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder
Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Como professores, devemos ser
incançáveis nessa “luta” de conscientização
e preservação do meio ambiente, tendo presente que o
aluno estará atento sempre quanto as nossas palavras e
principalmente quanto as nossas atitudes.
Atividades de aprendizagem:
1ª
atividade:
MEIO AMBIENTE: UM PROBLEMA?!
Nessa atividade convido você
professor a se colocar no papel de entrevistador de seus colegas
professores; quanto a maneira de como“encarar” o Meio Ambiente,
as suas ideias prévias.
ATIVIDADE PRÉVIA
1) Procure ler muito antes da
entrevista, textos, artigos de jornal ou revista, se intere sobre o
assunto. É interessante que você tenha bem presente; O
que vou fazer? Para quem? Por quê? Que tipo?
2) Converse com seus colegas
professores com a pretensão de entrevistar, mas não se
esqueça do respeito, e que você não sabe de
tudo, a final todos nós temos muito que aprender sempre.
É interessante uma
entrevista como essa, pois sabendo qual é a visão do
professor é mais fácil prever que tipo de aula que
ele dará, como procederá frente a um projeto, etc.
Quando você se coloca no
papel de entrevistador, você reflete sobre suas ideias, exerce
a autoria em relação a formulação das
questões o que não é tão simples assim.
3) Anote, digite, forme uma
tabela de dados, exponha, compartilhe com os demais segmentos que
compõe a escola.
2ª
atividade:
PRODUÇÃO DE
LIVROS VIRTUAIS NO POWER POINT.
Este blog explica a você
professor como estimular seus alunos a produzirem livros virtuais no
Power Point. A produção de livros virtuais possibilita
aos alunos, a produção de textos variados, a autonomia
a autoria.Veja em:
Professor, benefícios
podem ser obtidos a partir do uso dessa tecnologia, tais como:
- Um melhor aproveitamento do conteúdo a ser estudado.
- Mobilidade e Ubiquidade.
- Autoria.
3ª atividade:
SEPARANDO
O LIXO
Encontramos
atividades de reciclagem, onde o aluno deverá colocar cada
resíduo reciclável no cesto correto e também
uma atividade onde o aluno necessita limpar a praia arrastando o lixo
para as latas correspondentes, em:
www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente
Ilustração
2: Beach Clean Up! (foto do site a cima)
Ilustração 3: latas de lixo (foto do site a cima)
Tudo
isso são ideias para você professor trabalhar de forma
mais interativa com seus alunos onde eles possam explorar mais o
computador com internet, as mídias e tecnologias que estão
cada vez mais fazendo parte da nossa rotina.
Textos de apoio:
1)
A importância de se
trabalhar com projetos
É
muito importante que você professor trabalhe através de
projetos na Educação Infantil. Após projeto
elaborado fica muito mais fácil organizar e realizar os planos
de aula, ambos são de fundamental importância. E mais, o
aluno consegue perceber direitinho se o professor tem a aula bem
planejada, com os objetivos bem direcionados, quando o professor tem
um “foco”.
É necessário que o professor transmita segurança nas suas
atividades, que domine o conteúdo para poder “passar”
tranquilidade aos seus alunos.
Trabalhar
com assuntos “soltos” não faz sentido para os alunos. Para
que ocorra de fato a prendizagem é preciso que se parta do
cotidiano do aluno, é preciso que as “coisas” façam
sentido, que estabeleçam relações entre si, daí
a importância de organizar, planejar as aulas a partir de
projetos.
2) Artigo:
REINVENTANDO O MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Perceba
que o principal objetivo desse artigo foi realizar um mapeamento
ambiental com as crianças, muito interessante não é?
Ele foi inspirado na metodologia da pesquisa-ação-participativa.
Foram realizadas ações coletivas em busca de soluções
para alguns problemas ambientais. Veja
como é fácil, motive seus alunos e vá a frente,
o meio ambiente precisa de todos nós.
Reiventando
o meio ambiente: Educação Ambiental na Educação
Infantil disponível em:
http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/09.pdf.
BIBLIOGRAFIA
BARROS,
Verônica; REIS Tozoni Marília. Reiventando o
ambiente: Educação
Ambiental na Educação Infantil.set/dez
2009. Disponível em:
BIANCHINI,
Gisele (2012). A importância de se trabalhar com projetos. 29
abr. 2012. Disponível em:
http://www.gisele-bianchini.blogspot.com.br.
Acesso em: 03 jun. 2012.
BRASIL,
Constituição da República Federativa do.
Capítulo VI do meio ambiente. Art225.Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>
Acesso em: 03 jun. 2012.
RODRIGUES,
Cacilda (2012). Produção de livros didáticos em
Power Point.125 jul. 2012. Disponível em:
http://www.cacildapp.blogspot.com.br.
Acesso em: 03 jun. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário