terça-feira, 12 de junho de 2012

Cruzadinha do Hot Potatoes

cruzadinha

cruzadinha

Palavras Cruzadas

Para ver as definições das palavras, clique num dos números da grade. Escreva a palavra à frente da definição, e clique no botão "Inserir" para colocar a palavra na grade.
Se tiver dúvidas clique no botão "Ver Dica". De cada vez que pede uma Dica, diminui a pontuação!
No final, clique no botão "Verificar".
 1                   
2                    
                  
 3                   
            4        
                  
 5         6            
                  
     7               
               8     
            9        
   10                 
                  
      11              
  12                  
                  
                  
                  
                  
                  

Exercício do Hot Potatoes

PREENCHER AS LACUNAS

PREENCHER AS LACUNAS

Exercício de complemento de texto

Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas. Clique em "Verificar" para verificar as respostas. Use o botão "Dica" para ver uma letra da resposta se tiver dúvidas. Também pode clicar no botão "[?]" para ver uma Dica. Nota: perderá pontos de cada vez que pedir uma letra ou Dica!
   AMIZADE      APRENDIZAGENS      CAMINHOS      CONVIVÊNCIA      CRIANÇAS      DANÇA      DESENVOLVIMENTO      ESCOLA      HISTÓRIAS      IMAGINA      LIVROS      TOLERÂNCIA   
A SE CONSTROI NA , NAS AÇÕES DO DIA-A-DIA. DESSA FORMA O AMBIENTE ESCOLAR TEM SEM DÚVIDA UMA FUNÇÃO IMPORTANTE DE ESTAR INSTRUINDO, MOSTRANDO , APRESENTANDO SOLUÇÕES, PROPORCIONANDO REFLEXÕES E APRENDIZAGENS SOBRE OS VALORES, VALORES ESTES QUE PRECISAM SER ESTIMULADOS, TAIS COMO: DIÁLOGO, RESPEITO MÚTUO, AMIZADE, SOLIDARIEDADE, ...POR TANTO É NECESSÁRIO QUE A E A FAMÍLIA BUSQUEM E PROMOVAM UM AMBIENTE DE CONSTANTES PARA A CRIANÇA, VISANDO ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES E SEU TOTAL .
AS DESENVOLVEM O PROCESSO DE LEITURA EM VÁRIOS MOMENTOS DEMONSTRANDO INTERESSE PELOS , , E POR TUDO O QUE LHE É OFERECIDO PARA SEU DESENVOLVIMENTO. AO UTILIZAR A LINGUAGEM DO FAZ-DE- CONTA, A CRIANÇA IMITA, , REPRESENTA DIVERSOS PERSONAGENS, SENDO ASSIM, O PRESENTE PROJETO PRETENDE CONSTRUIR JUNTO COM AS CRIANÇAS O CONHECIMENTO DE MUNDO, DESDE A MAIS TENRA IDADE O GOSTO POR LIVROS INFANTIS, O LINDO E FANTÁSTICO MUNDO DAS .

segunda-feira, 11 de junho de 2012

TEXTO DIDÁTICO


                                                            Apresentação

   Esse texto didático aborda o tema: Trabalhando o Meio Ambiente na Educação Infantil.
Trata-se de diversos momentos de aprendizagens onde o professor se intera sobre o tema e é incentivado a trabalhar a questão do Meio Ambiente através de projetos na Educação Infantil.
   Sabe-se da importância de se trabalhar questões ambientais, elas devem fazer parte da vida escolar desde os primeiros anos.
   É de suma importância que os professrores estejam preparados para saber abordar temas do cotidiano “tão simples”, mas ao mesmo tempo tão sérios, importantes, imprescindíveis de se trabalhar.
  Conforme Rita Mendonça em entrevista concedida a Nova Escola, “O educador ambiental ensina por suas atitudes”, veja na íntegra: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/rita-mendonca-educador-ambiental-ensina-suas-atitudes-426107.shtml.



                                          Ilustração 1: Rita Mendonça. 
                                           (foto revista Nova Escola)

  Então, para que o professor sirva de exemplo para seus alunos, para que possa desenvolver atividades significativas, para que se angaje na questão ambiental, é de suma importância que ele não somente saiba o “conteúdo” mas que ele reflita também sobre suas atitudes e mostre através delas o que realmente ele acredita, o que lhe faz sentido, o que domina.
  Está na Constituição Federal, artigo 225, inc.VII; “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
 Como professores, devemos ser incançáveis nessa “luta” de conscientização e preservação do meio ambiente, tendo presente que o aluno estará atento sempre quanto as nossas palavras e principalmente quanto as nossas atitudes.

Atividades de aprendizagem:
1ª atividade:
MEIO AMBIENTE: UM PROBLEMA?!
 Nessa atividade convido você professor a se colocar no papel de entrevistador de seus colegas professores; quanto a maneira de como“encarar” o Meio Ambiente, as suas ideias prévias.

 ATIVIDADE PRÉVIA
1) Procure ler muito antes da entrevista, textos, artigos de jornal ou revista, se intere sobre o assunto. É interessante que você tenha bem presente; O que vou fazer? Para quem? Por quê? Que tipo?
2) Converse com seus colegas professores com a pretensão de entrevistar, mas não se esqueça do respeito, e que você não sabe de tudo, a final todos nós temos muito que aprender sempre.
É interessante uma entrevista como essa, pois sabendo qual é a visão do professor é mais fácil prever que tipo de aula que ele dará, como procederá frente a um projeto, etc.
Quando você se coloca no papel de entrevistador, você reflete sobre suas ideias, exerce a autoria em relação a formulação das questões o que não é tão simples assim.
3) Anote, digite, forme uma tabela de dados, exponha, compartilhe com os demais segmentos que compõe a escola.



2ª atividade:
PRODUÇÃO DE LIVROS VIRTUAIS NO POWER POINT.
   Este blog explica a você professor como estimular seus alunos a produzirem livros virtuais no Power Point. A produção de livros virtuais possibilita aos alunos, a produção de textos variados, a autonomia a autoria.Veja em:
Professor, benefícios podem ser obtidos a partir do uso dessa tecnologia, tais como:
  • Um melhor aproveitamento do conteúdo a ser estudado.
  • Mobilidade e Ubiquidade.
  • Autoria.

3ª atividade:
SEPARANDO O LIXO
  Encontramos atividades de reciclagem, onde o aluno deverá colocar cada resíduo reciclável no cesto correto e também uma atividade onde o aluno necessita limpar a praia arrastando o lixo para as latas correspondentes, em: www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente
       Ilustração 2: Beach Clean Up! (foto do site a cima)



Ilustração 3: latas de lixo (foto do site a cima)
  Tudo isso são ideias para você professor trabalhar de forma mais interativa com seus alunos onde eles possam explorar mais o computador com internet, as mídias e tecnologias que estão cada vez mais fazendo parte da nossa rotina.


Textos de apoio:
1)
                                       A importância de se trabalhar com projetos
    É muito importante que você professor trabalhe através de projetos na Educação Infantil. Após projeto elaborado fica muito mais fácil organizar e realizar os planos de aula, ambos são de fundamental importância. E mais, o aluno consegue perceber direitinho se o professor tem a aula bem planejada, com os objetivos bem direcionados, quando o professor tem um “foco”.
   É necessário que o professor transmita segurança nas suas atividades, que domine o conteúdo para poder “passar” tranquilidade aos seus alunos.
   Trabalhar com assuntos “soltos” não faz sentido para os alunos. Para que ocorra de fato a prendizagem é preciso que se parta do cotidiano do aluno, é preciso que as “coisas” façam sentido, que estabeleçam relações entre si, daí a importância de organizar, planejar as aulas a partir de projetos.


2) Artigo: REINVENTANDO O MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
   Perceba que o principal objetivo desse artigo foi realizar um mapeamento ambiental com as crianças, muito interessante não é? Ele foi inspirado na metodologia da pesquisa-ação-participativa. Foram realizadas ações coletivas em busca de soluções para alguns problemas ambientais. Veja como é fácil, motive seus alunos e vá a frente, o meio ambiente precisa de todos nós.
Reiventando o meio ambiente: Educação Ambiental na Educação Infantil disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/09.pdf.


BIBLIOGRAFIA


BARROS, Verônica; REIS Tozoni Marília. Reiventando o ambiente: Educação Ambiental na Educação Infantil.set/dez 2009. Disponível em: