Apresentação
Esse texto didático
aborda o tema: Trabalhando o Meio Ambiente na Educação
Infantil.
Trata-se de diversos momentos
de aprendizagens onde o professor se intera sobre o tema e é
incentivado a trabalhar a questão do Meio Ambiente através
de projetos na Educação Infantil.
Sabe-se da importância
de se trabalhar questões ambientais, elas devem fazer parte da
vida escolar desde os primeiros anos.
É de suma importância
que os professrores estejam preparados para saber abordar temas do
cotidiano “tão simples”, mas ao mesmo tempo tão
sérios, importantes, imprescindíveis de se trabalhar.
Ilustração 1: Rita Mendonça.
(foto revista Nova Escola)
Então,
para que o professor sirva de exemplo para seus alunos, para que
possa desenvolver atividades significativas, para que se angaje na
questão ambiental, é de suma importância que ele
não somente saiba o “conteúdo” mas que ele reflita
também sobre suas atitudes e mostre através delas o que
realmente ele acredita, o que lhe faz sentido, o que domina.
Está na Constituição
Federal, artigo 225, inc.VII; “Todos têm direito ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e
essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder
Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Como professores, devemos ser
incançáveis nessa “luta” de conscientização
e preservação do meio ambiente, tendo presente que o
aluno estará atento sempre quanto as nossas palavras e
principalmente quanto as nossas atitudes.
Atividades de aprendizagem:
1ª
atividade:
MEIO AMBIENTE: UM PROBLEMA?!
Nessa atividade convido você
professor a se colocar no papel de entrevistador de seus colegas
professores; quanto a maneira de como“encarar” o Meio Ambiente,
as suas ideias prévias.
ATIVIDADE PRÉVIA
1) Procure ler muito antes da
entrevista, textos, artigos de jornal ou revista, se intere sobre o
assunto. É interessante que você tenha bem presente; O
que vou fazer? Para quem? Por quê? Que tipo?
2) Converse com seus colegas
professores com a pretensão de entrevistar, mas não se
esqueça do respeito, e que você não sabe de
tudo, a final todos nós temos muito que aprender sempre.
É interessante uma
entrevista como essa, pois sabendo qual é a visão do
professor é mais fácil prever que tipo de aula que
ele dará, como procederá frente a um projeto, etc.
Quando você se coloca no
papel de entrevistador, você reflete sobre suas ideias, exerce
a autoria em relação a formulação das
questões o que não é tão simples assim.
3) Anote, digite, forme uma
tabela de dados, exponha, compartilhe com os demais segmentos que
compõe a escola.
2ª
atividade:
PRODUÇÃO DE
LIVROS VIRTUAIS NO POWER POINT.
Este blog explica a você
professor como estimular seus alunos a produzirem livros virtuais no
Power Point. A produção de livros virtuais possibilita
aos alunos, a produção de textos variados, a autonomia
a autoria.Veja em:
Professor, benefícios
podem ser obtidos a partir do uso dessa tecnologia, tais como:
3ª atividade:
SEPARANDO
O LIXO
Encontramos
atividades de reciclagem, onde o aluno deverá colocar cada
resíduo reciclável no cesto correto e também
uma atividade onde o aluno necessita limpar a praia arrastando o lixo
para as latas correspondentes, em:
www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente
Ilustração
2: Beach Clean Up! (foto do site a cima)
Ilustração 3: latas de lixo (foto do site a cima)
Tudo
isso são ideias para você professor trabalhar de forma
mais interativa com seus alunos onde eles possam explorar mais o
computador com internet, as mídias e tecnologias que estão
cada vez mais fazendo parte da nossa rotina.
Textos de apoio:
1)
A importância de se
trabalhar com projetos
É
muito importante que você professor trabalhe através de
projetos na Educação Infantil. Após projeto
elaborado fica muito mais fácil organizar e realizar os planos
de aula, ambos são de fundamental importância. E mais, o
aluno consegue perceber direitinho se o professor tem a aula bem
planejada, com os objetivos bem direcionados, quando o professor tem
um “foco”.
É necessário que o professor transmita segurança nas suas
atividades, que domine o conteúdo para poder “passar”
tranquilidade aos seus alunos.
Trabalhar
com assuntos “soltos” não faz sentido para os alunos. Para
que ocorra de fato a prendizagem é preciso que se parta do
cotidiano do aluno, é preciso que as “coisas” façam
sentido, que estabeleçam relações entre si, daí
a importância de organizar, planejar as aulas a partir de
projetos.
2) Artigo:
REINVENTANDO O MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Perceba
que o principal objetivo desse artigo foi realizar um mapeamento
ambiental com as crianças, muito interessante não é?
Ele foi inspirado na metodologia da pesquisa-ação-participativa.
Foram realizadas ações coletivas em busca de soluções
para alguns problemas ambientais. Veja
como é fácil, motive seus alunos e vá a frente,
o meio ambiente precisa de todos nós.
BIBLIOGRAFIA
BARROS,
Verônica; REIS Tozoni Marília. Reiventando o
ambiente: Educação
Ambiental na Educação Infantil.set/dez
2009. Disponível em: