domingo, 29 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS

 É MUITO IMPORTANTE  QUE SE TRABALHE ATRAVÉS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. APÓS PROJETO ELABORADO, FICA MUITO MAIS FÁCIL ORGANIZAR E REALIZAR OS PLANOS DE AULA. AMBOS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA POIS, O ALUNO MESMO QUANDO PEQUENO PERCEBE DIREITINHO SE O PROFESSOR TEM A AULA  BEM PLANEJADA, COM OS OBJETIVOS BEM DIRECIONADOS, QUANDO O PROFESSOR TEM UM "FOCO".
  É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR TRANSMITA SEGURANÇA NAS SUAS ATIVIDADES, QUE DOMINE O CONTEÚDO PARA PODER "PASSAR" TRANQUILIDADE AOS SEUS ALUNOS.
   TRABALHAR COM ASSUNTOS "SOLTOS" NÃO FAZ SENTIDO PARA O ALUNO. PARA QUE OCORRA DE FATO A APRENDIZAGEM, É PRECISO QUE SE PARTA DO COTIDIANO DO ALUNO, É PRECISO QUE AS "COISAS" FAÇAM SENTIDO, QUE ESTABELEÇAM RELAÇÕES ENTRE SI, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE ORGANIZAR, PLANEJAR AS AULAS A PARTIR DE PROJETOS.

PROJETO: LIVROS E HISTÓRIAS INFANTIS

 TEMA: UMA DESCOBERTA FANTÁSTICA, O MUNDO DAS HISTÓRIA INFANTIS

 JUSTIFICATIVA:

 AS CRIANÇAS DESENVOLVEM O PROCESSO DE LEITURA EM VÁRIOS MOMENTOS DEMONSTRANDO INTERESSE PELOS LIVROS, DANÇA, E POR TUDO O QUE LHE É OFERECIDO PARA SEU DESENVOLVIMENTO. AO UTILIZAR A LINGUAGEM DO FAZ-DE- CONTA, A CRIANÇA IMITA, IMAGINA, REPRESENTA DIVERSOS PERSONAGENS, SENDO ASSIM, O PRESENTE PROJETO PRETENDE CONSTRUIR JUNTO COM AS CRIANÇAS O CONHECIMENTO DE MUNDO, DESDE A MAIS TENRA IDADE O GOSTO POR LIVROS INFANTIS, O LINDO E FANTÁSTICO MUNDO DAS HISTÓRIAS.

OBJETIVOS:

DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO PELOS LIVROS E PELAS HISTÓRIAS INFANTIS;
OPORTUNIZAR A CRIANÇA O ENVOLVIMENTO COM AS HISTÓRIAS INFANTIS;
ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA;
AMPLIAR OS CONHECIMENTOS ACERCA DAS HISTÓRIAS INFANTIS;
DESENVOLVER A ATENÇÃO E O RACIOCÍNIO;
DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA.

DESENVOLVIMENTO:

HISTÓRIAS CONTADAS E DRAMATIZADAS;
MÚSICAS REFERENTES AO ASSUNTO;
MASSA DE MODELAR (COMESTÍVEL);
ATIVIDADES DE RECORTES E DOBRADURAS;
MANUSEIO DE LIVROS;
BOLICHE COM A IMAGEM DE  PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
BRINCADEIRAS DE FAZ-DE-CONTA;
CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE OS LIVROS.

AVALIAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIDO:
 O PROJETO FOI SIGNIFICATIVO PARA AS CRIANÇAS, POIS AS MESMAS DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE EM OUVIR HISTÓRIAS E PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.


PROJETO: PRIMAVERA

JUSTIFICATIVA: 


 COM A APROXIMAÇÃO DA PRIMAVERA, A BELEZA QUE ESTA NOS OFERECE E A CURIOSIDADE QUE AS PLANTAS DESPERTAM NAS CRIANÇAS, ASSIM COM A ALEGRIA QUE A ESTAÇÃO DESPERTA COM A PRESENÇA MULTICOLORIDA DAS FLORES, LEVANDO A CRIANÇA A CONTEMPLAR AS SUAS MARAVILHAS E O BEM ESTAR QUE A CONVIVÊNCIA DA NATUREZA PROPORCIONA É O QUE LEVA A REALIZAÇÃO  DO PROJETO.

OBJETIVOS:

DESPERTAR O INTERESSE PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ASSIM COMO PELAS FORMAS DE VIDA E SUA SOBREVIVÊNCIA;
OBSERVAR O MEIO NATURAL, DESENVOLVENDO A CURIOSIDADE E A PRÁTICA INVESTIGATIVA  DE CADA CRIANÇA;
* TRABALHAR A PERCEPÇÃO TÁTIL;
* DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E AMPLA;
* CONSCIENTIZAR AS CRIANÇAS DA IMPORTÂNCIA DA FLORA, VALORIZANDO A MESMA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E PARA A QUALIDADE DE VIDA HUMANA;
* DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
* DESENVOLVER A ATENÇÃO.


DESENVOLVIMENTO:

CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA;
HISTÓRIAS CONTADAS E DRAMATIZADAS SOBRE O ASSUNTO;
MÚSICAS;
JOGO DA MEMÓRIA;
MASSA DE MODELAR;
PLANTIO DE DIFERENTES MUDAS DE FLORES NAS FLOREIRAS DA ESCOLA;
TRABALHO COM SUCATA;
CONFECÇÃO DE LEMBRANCINHAS EM FORMA DE FLOR  COM PAPEL DOBRADURA;
PASSEIO PELO BAIRRO VERIFICANDO O MULTICOLORIDO DAS FLORES;
VISITA A UMA FLORICULTURA;
AMIGO SECRETO ENTRE AS TURMAS, ONDE O PRESENTE SERÁ UMA MUDA DE FLOR OU ÁRVORE.

CULMINÂNCIA:
PLANTIO DE FLORES ENVOLVENDO TODAS AS TURMAS DA ESCOLA.

AVALIAÇÃO:
 A AVALIAÇÃO SERÁ DE FORMA CONTÍNUA  DE ACORDO COM O QUE IRÁ  SER TRABALHADO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O RITMO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA.

sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO: NATAL É TEMPO DE AMOR

JUSTIFICATIVA: 
  NATAL É UMA DATA EM QUE COMEMORAMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. NATAL É TEMPO DE AMOR, É TEMPO DE EMBRULHAR PRESENTES E FAZER DOCES, TEMPO DE CRIANÇAS ESCONDIDAS  ESPERANDO O BOM VELHINHO. É TEMPO DE VALORES, PRESENTES, ÉPOCA DA FAMÍLIA REUNIDA, VIZINHOS, BONS AMIGOS QUE MAIS UMA VEZ REVEMOS. É TEMPO DE MÚSICAS NATALINAS, ALEGRIA, É TEMPO DE DAR E RECEBER, TEMPO DE ESPERANÇAS, SONHOS...

OBJETIVOS:
CONHECER O VERDADEIRO ESPÍRITO DE NATAL;
ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS E O RESPEITO ÀS CRENÇAS, SÍMBOLOS E SENTIMENTOS ALHEIOS E A RELIGIOSIDADE DE CADA UM;
IDENTIFICAR OS SÍMBOLOS DE NATAL;
DESENVOLVER A ATENÇÃO;
ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO;
DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL.

DESENVOLVIMENTO:
HISTÓRIAS RELATIVAS AO ASSUNTO;
FILMES RELACIONADOS;
CONFECÇÃO DE CARTÕES COM TINTA GUACHE;
ATIVIDADES COM REVISTAS;
ATIVIDADES MOTORAS;
DECORAÇÃO DOS CORREDORES DA ESCOLA COM ATIVIDADES DOS ALUNOS (TRABALHINHOS);
DECORAÇÃO DO MURAL DA ESCOLA;
RECORTES, COLAGEM.


CULMINÂNCIA: 
SERÁ REALIZADA UMA FESTA NATALINA JUNTAMENTE COM AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS, SENDO QUE, CADA TURMA FARÁ UMA APRESENTAÇÃO E APÓS, FECHAMENTO COM A CHEGADA DO PAPAI NOEL E DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES.

ÍNDIO

TEMA: TRABALHANDO A CULTURA INDÍGENA


JUSTIFICATIVA: 
  A HISTÓRIA DO ÍNDIO DESPERTA A CURIOSIDADE NAS CRIANÇAS. POR TAL MOTIVO, ELABORO ESTE PROJETO COM A PROPOSTA DE POSSIBILITAR UMA VISÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA E DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA, POIS, MESMO SENDO TÃO DIFERENTE DA NOSSA CULTURA, A CULTURA INDÍGENA TEM SUA FORMA DE VIVER, SENTIR, COMER, FALAR...ASSIM, AS CRIANÇAS TERÃO A POSSIBILIDADE DE ENTENDER DESDE CEDO, QUE NÓS TEMOS A NOSSA CULTURA E OS NOSSOS COSTUMES, MAS QUE TAMBÉM EXISTEM OUTROS POVOS COM SEUS COSTUMES E SEUS VALORES E QUE, NEM POR ISSO, SÃO MELHORES NEM PIORES, APENAS DIFERENTES.

 OBJETIVOS:
CONHECER A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS;
CONHECER OS HÁBITOS E COSTUMES INDÍGENAS;
VIVENCIAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS UM POUCO DA CULTURA INDÍGENA;
DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO;
DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA;
DESENVOLVER NOÇÕES DE QUANTIDADE.

DESENVOLVIMENTO:
CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE O ASSUNTO;
HISTÓRIAS;
MÚSICAS;
MASSA DE MODELAR (COMESTÍVEL);
ATIVIDADES COM REVISTAS;
ATIVIDADES MOTORAS;
CONFECÇÃO DE COCAR E CHOCALHO;
PINTURA DE ROSTO.

CULMINÂNCIA: 
CARACTERIZAÇÃO DE ÍNDIO COM COCAR E PINTURA NO ROSTO DAS CRIANÇAS.

AVALIAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIDO:
 ESTE PROJETO FOI MUITO PROVEITOSO, AS CRIANÇAS PUDERAM CONHECER UM POUCO DA CULTURA INDÍGENA. PARTICIPARAM DAS PROPOSTAS COM MUITO ENTUSIASMO E DEMONSTRARAM  FELICIDADE QUANDO CARACTERIZADOS DE ÍNDIO.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PROJETO AMIZADE




TEMA: SOMOS TODOS ANJOS, VAMOS NOS ABRAÇAR E ALCANÇAR VÔO.

JUSTIFICATIVA: 
  A  AMIZADE SE CONSTROI NA  NA CONVIVÊNCIA, NAS AÇÕES DO DIA-A-DIA. DESSA FORMA O AMBIENTE ESCOLAR TEM SEM DÚVIDA UMA FUNÇÃO IMPORTANTE DE ESTAR INSTRUINDO, MOSTRANDO CAMINHOS, APRESENTANDO SOLUÇÕES, PROPORCIONANDO  REFLEXÕES E APRENDIZAGENS  SOBRE OS VALORES, VALORES ESTES QUE  PRECISAM SER ESTIMULADOS, TAIS COMO: DIÁLOGO, RESPEITO MÚTUO, AMIZADE, SOLIDARIEDADE, TOLERÂNCIA...POR TANTO É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA E A FAMÍLIA BUSQUEM E PROMOVAM UM AMBIENTE DE CONSTANTES APRENDIZAGENS PARA A CRIANÇA, VISANDO ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES E SEU TOTAL DESENVOLVIMENTO.
   
OBJETIVOS: 
* DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE SE CULTIVAR AMIGOS DENTRO E FORA DA ESCOLA;
* CULTIVAR BONS HÁBITOS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE;
* INCENTIVAR O RESPEITO MÚTUO A PARTIR DE ATIVIDADES DE GRUPO;
*  DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
*  ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA;
*  PROPICIAR ÀS CRIANÇAS PARTICIPAÇÃO EM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS.

DESENVOLVIMENTO:

- CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE O ASSUNTO;
- HISTÓRIAS;
- MÚSICAS;
- FILMES RELACIONADOS AO ASSUNTO;
- MASSA DE MODELAR;
- ATIVIDADES COM REVISTAS;
- PASSEIOS;
- CORREIO DA AMIZADE.

CULMINÂNCIA:

 PARA O FECHAMENTO DO PROJETO CADA TURMA REALIZARÁ UMA PEQUENA APRESENTAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO AMIGO.

AVALIAÇÃO DO PROJETO DESENVOLVIDO:

 O PROJETO REALIZADO FOI MUITO GRATIFICANTE, POIS AS CRIANÇAS MOSTRARAM-SE ENTUSIASMADAS E ALEGRES COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ESPECIALMENTE NOS MOMENTOS DOS ENSAIOS QUE FORAM REALIZADOS PARA A APRESENTAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO AMIGO.

terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO: MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

JUSTIFICATIVA: 
  Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim, ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer sinais  e vamos nos inteirando sobre objetos que facilitam a nossa comunicação. A esse conjunto de objetos damos o nome de  meios de comunicação (jornal, revistas, Internet, rádio, telefone, carta, livros, TV, dentre outros).  Assim como os meio de comunicação, os meios de transporte também fazem parte das nossas vidas então, faz-se necessário que os alunos  conheçam  a importância dos mesmos, já que em suas brincadeiras livres  demonstram interesse por brinquedos que, usando a criatividade, transformam em meios de transporte objetos como cadeiras, que enfileiradas viram trem, caixas de papelão viram carros, casas. Visto a importância  dos dois assuntos une-se os mesmos para elaborar o projeto em questão.

OBJETIVOS:
 *  Conhecer os diversos meios de comunicação.
 *  Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de comunicação.
 *  Conhecer os meios de transportes e locomoções, suas diferenças e semelhanças.
 *  Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de transporte.
 *  Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversas atividades pedagógicas.
 *  Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral) para enriquecer cada vez mais a capacidade de a criança  se expressar.
 *   Proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento lógico-matemático.

DESENVOLVIMENTO:
Conversação em rodinha sobre o assunto;
Histórias e músicas referentes ao assunto;
Identificação dos meios de transporte e comunicação em revistas;
Realização de brincadeiras de faz de conta;
Classificação dos meios de transportes (terrestres, aquáticos e marítimos);
Realização de brincadeiras que envolvam meios de transportes e comunicação, como passeios de motocas, trenzinho, telefone sem fio, etc; 
Construção de uma estrada para as crianças andarem a pé, de motoca, com carrinhos;
Observação e imitação dos sons que os meios de transportes emitem;
Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
Brincadeiras livres com carrinhos, aviões, ônibus, televisão, telefone, (tudo de plástico).

CULMINÂNCIA:

  Visita a Rádio e a um  Jornal.

AVALIAÇÃO:  

 A avaliação se dará de forma gradativa no decorrer do projeto, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada criança.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROJETOS:

TEMA DO PROJETO: PRESERVAR A NATUREZA É RECONHECER OS VALORES QUE ELA TÊM

   JUSTIFICATIVA:
   JUSTIFICA-SE O PRESENTE PROJETO EM FUNÇÃO DE QUE ATUALMENTE SÃO COMUNS AS CONTAMINAÇÕES DAS ÁGUAS, A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS E DE MUITOS OUTROS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE. TUDO ISSO CONSEQUÊNCIAS DAS AÇÕES  DO PRÓPRIO HOMEM QUE FAZ PARTE DESTE MEIO. DESSA FORMA, PARA TORNAR A CONSCIENTIZAÇÃO DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EFETIVA E NATURAL,  É PRECISO ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE RESPEITO E COLABORAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE DESDE MUITO PEQUENO, VISANDO QUE AS CRIANÇAS COMPREENDAM QUE SOMOS TODOS AFETADOS PELA DESTRUIÇÃO DO MESMO E QUE TAMBÉM SOMOS OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA SUA PRESERVAÇÃO.

  OBJETIVOS:

* LEVAR A CRIANÇA DE MANEIRA LÚDICA PERCEBER A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A NATUREZA PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS SERES HUMANOS, DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS;
*  PROMOVER O ENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM A NATUREZA;
* INCENTIVAR A CRIANÇA A CUIDAR, A RESPEITAR E A SE PREOCUPAR COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;
* DESENVOLVER E AMPLIAR A LINGUAGEM ORAL;
* DESENVOLVER A MOTRICIDADE AMPLA E FINA DA CRIANÇA;
* DESENVOLVER A ATENÇÃO.

DESENVOLVIMENTO:


-CONVERSAÇÃO EM RODINHA SOBRE O ASSUNTO;
-HISTÓRIAS;
-MÚSICAS;
-MASSA DE MODELAR (COMESTÍVEL);
-ATIVIDADES COM REVISTAS;
-ATIVIDADES COM  MATERIAL DE SUCATA;
-REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO (GERMINAÇÃO);
-CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO.


CULMINÂNCIA:

  SERÃO REALIZADOS PASSEIOS PELO BAIRRO DA ESCOLA ONDE SERÃO ENTREGUES FOLHETOS PARA OS MORADORES CONSCIENTIZANDO-OS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

AVALIAÇÃO:
  A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DE FORMA CONTÍNUA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIÁRIA DA CRIANÇA NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, NO RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS E COM A PROFESSORA.